• Notícias
  • >
  • > 208 T16 Pikes Peak: resultado positivo no primeiro treino oficial

Notícias

Anterior Seguinte
Informações | 12 06 2013
208 T16 Pikes Peak: resultado positivo no primeiro treino oficial

1306900x300

 

A montanha Pikes Peak, no Colorado (EUA), sofreu uma espécie de invasão francesa no último fim de semana (08 e 09/06), quando a equipe da Peugeot Sport e o piloto Sébastien Loeb montaram acampamento para as primeiras sessões do treino oficial da tradicional prova norte-americana. E o resultado dos dois dias de treinos foi bastante positivo.

 

O primeiro treino preparatório oficial da Pikes Peak Hill Climb, a famosa competição norte-americana disputada na montanha de mesmo nome no Estado do Colorado, começou com um alerta do diretor da prova aos pilotos: cuidado extra por conta do percurso escorregadio, causado pelo derretimento da neve que caiu durante a noite.

 

Afinal, trata-se de uma subida que culmina em 4.301 metros de altitude, exigindo paciência e um trabalho árduo e meticuloso de condução. Além disso, os pilotos precisam de uma preparação específica para encarar a altitude sem causar danos à saúde. Ou seja, antes de se lançarem ao desafio oficial, marcado para 30 de junho, é vital que pilotos e equipes sigam à risca a maratona de testes, dando um passo de cada vez.

 

Primeiramente, o motor foi colocado à prova em ensaios dinâmicos na cidade de Colorado Springs, para verificação de sua adaptação à altitude elevada. Feito isso, foi realizado um shakedown, a fim de validar as alterações técnicas realizadas desde o último teste com o bólido, na França.

 

Enquanto isso, Sébastien Loeb teve tempo de se familiarizar com as 156 voltas que compõem o percurso da prova, ao lado de Daniel Elena, seu co-piloto. O objetivo era garantir que o piloto registrasse cada trecho com precisão, uma tarefa comum para Loeb, pois funciona como uma espécie de “levantamento das especiais” que o piloto está acostumado a realizar nas provas de rali. Após a realização desses preparativos iniciais, o 208 T16 Pikes Peak estava, então, pronto para subir a primeira metade do trajeto, no sábado, e dar continuidade ao teste no domingo, cumprindo a segunda metade que leva ao cume.

 

“O resultado do fim de semana foi positivo em todos os sentidos”, afirmou Bruno Famin, diretor da Peugeot Sport. “Nossa máquina mostrou ter se adaptado a Sébastien Loeb, de modo que praticamente não houve necessidade de efetuar alterações a partir de sua configuração original. O potencial do carro foi confirmado, uma vez que o bólido registrou as passagens mais rápidas em cada volta completada. A principal conclusão é que o 208 T16 Pikes Peak é um carro bem resolvido e, além disso, o empenho e os estudos de toda a equipe nos últimos quatro meses nos levaram à direção certa. Vamos continuar trabalhando na mesma linha”, completou Famin.

 

Sébastien Loeb já se sente confiante a bordo do carro: “Nós já chegamos bem perto do limite em diversas partes do percurso, então tudo o que precisamos fazer agora é acertar alguns detalhes para estarmos prontos no grande dia. Para isso, a equipe se beneficiará de mais três sessões de treinos oficiais, que irão marcar uma nova fase no processo de adaptação preparado pela Peugeot Sport”, disse o piloto.

 

Próximos treinos oficiais:

Sexta-feira, 14/06 (treino livre): 5h30 às 8h30

Sábado, 15/06 e Domingo, 16/06 (treinos livres): 5h30 às 8h30